Sábado, 10 Outubro 2015 16:17

Impressão lenticular explicada - parte 1

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
É a montagem sequencial de imagens impressas em lentes.

 libelula lenticular 480

Uma representação 2D de uma imagem entrelaçada de uma libélula em flores, produzido pelo estúdio Pixalen, em Nova York

O que é?

O método é chamado lenticular e os efeitos podem ser qualquer combinação de movimento, profundidade estereoscópica (3D) e mudanças repentinas (aletas).

É particularmente adequado para uso com jato de tinta UV, que pode imprimir diretamente em plásticos modernos de alta resolução.
No primeiro de dois artigos, olhamos inicialmente para a impressão lenticular, o que é e como é produzido.

A Impressão lenticular combina uma camada de plástico transparente c/ lente frontal com uma camada de revestimento protetor impresso.
A impressão pode ser em papel fotográfico, que é então cuidadosamente alinhado e laminado na  lente de plástico, ou pode ser impressos diretamente (muitas vezes por jato de tinta UV) na face posterior suave do plástico desobstruído.
O efeito funciona igualmente bem com iluminação frontal ou retro-iluminado (backlit ou backlight).

Muitas pessoas já viram pela primeira vez a impressão lenticular como crianças, em cartões de chiclete e brinquedos de novidade, onde a imagem se inverte entre cenas de dois ou três, dependendo de como ele é inclinado em direção de seus olhos.
Este é ainda o uso mais comum: cartões postais, capas de livros ou imagens 3D de golfinhos e tigres.
A maioria são mal produzidos e "kitsch" ao extremo, que é uma pena porque corretamente feito, o grande formato lenticular pode ser um meio artístico ou promocional muito atraente.

O 3D estereoscópico pode funcionar particularmente bem com lentes grandes, embora a maioria dos clientes de varejo preferem uma das técnicas de animação, porque o movimento é mais atraente e o efeito funciona em distâncias de visualização maiores.
O 3D é mais sutil e não funciona em todas as distâncias de visualização ou ângulos.

A impressão em uma imagem lenticular é convencional, embora a fase de criação de imagem é exigente.
Ele divide um conjunto de imagens diferentes em listras estreitas e, em seguida, organiza-os em conjuntos lado a lado (chamados de intercalação ou entrelaçamento).

A ilusão de movimento ou troca de imagem age mudando o ponto de vista de seus olhos: ao andar passando em frente de uma impressão, no caso de cartazes, ou movendo a cabeça ou as mãos no caso de pequenas imagens portáteis.
Como a impressão se move, a difração das lentes direciona listras de imagem diferente para os olhos, e a imagem parece mudar.

Profundidade para a ilusão 3D é conseguida através da paralaxe: cada um de seus olhos vê um caminho diferente de luz através das lentes, um conjunto para a esquerda, meio e o outro conjunto para a direita, que o cérebro interpreta o resultado como profundidade estereoscópica.

Escolha da lente

Como regra geral, para o movimento as lentes serão organizadas verticalmente para imagens de cartaz-tipo que pessoas superar, ou horizontalmente para r. aqueles que caminham na direcção. Com 3D stereo as lentes sempre correr verticalmente.

Espessuras e disposições de lente diferentes estão disponíveis - você usaria uma frequencia baixa de lentes (20, 30 ou 40 lpi) para o trabalho de exposição a ser visto à distância, e uma frequencia mais elevada (40 até 150 lpi) para itens menores, tais como impressões A4 e revistas, capas de DVD, cartões de visita e tags e marcadores. A lente de 150 lpi da Lenstar é apenas 262 microns de espessura, mas requer uma altíssima resolução de impressão para que o efeito fique atrativo.

Lentes de baixa frequencia como 20 a 40 lpi significam que o plástico tem que ser mais grosso e por sua vez, os custos aumentam.
No entanto, estas funcionam bem para o trabalho de exposição de grande formato destinada a trabalhar à distância.
Uma distância maior também significa que o espectador não perceba as divisões de lente, tanto assim que a imagem parece mais natural.

A DP Lenticular, que distribui Lenstar na região de EMEA, encomendou o desenvolvimento de um material de lente de 28 lpi para o diretor Daniel Pierret.
"Só levou seis meses entre o nosso pedido e a fabricação das lentes", diz ele.
Como uma lente intermediária entre os 20LPI e o 40 lpi, A folha lenticular de28LPI é mais fina e mais barata do que a de 20 lpi, mas é mais grossa o suficiente para permitir grande ângulo de visão, e muitos quadros e transições mais suaves ou paralaxe 3D melhor do que os feitos com a folha de 40 lpi.

Quanto maior a frequencia (ou seja, mais estreitas as lentes , maior será a resolução necessária para imprimir o efeito). Quanto menor a frequencia, mais detalhes da imagem podem caber em cada faixa de lentes mas a definição da imagem diminiu.
Por enquanto um processo de uma resolução mais baixa (como um jato de tinta UV de mesa) até recentemente não foi capaz de imprimir muito detalhe.

Então, uma animação de cinco-quadros limitada com uma lente de lpi 20 teria listras de 1/100th de polegada de largura.
Como você gostaria de ter algum detalhe em cada faixa, você precisa de uma alta resolução de verdade para conseguir isso com impressão a jato de tinta.
Uma resolução de 1.000 dpi só dá 10 pontos de formação de imagem por polegada 1/100th de faixa, embora várias passagens possam  aumentar isso.

A Epson Stylus Pro SureColor  tendem a ser populares para lenticular de pequena tiragem porque elas têm uma resolução máxima de 2.880 dpi.
No entanto, as tintas à base de água da Epson não imprimem diretamente sobre a lente de plástico, portanto, laminação de papel é necessária, e isso tem que ser feito com muita precisão para que os conjuntos de listras se alinhem perfeitamente as lentes.

vitrine riot of colour 240
passe o mouse sobre a imagem para ampliar

Grande formato

Grande formato lenticular comumente era feito em gravadores de filme digital, tais como a Durst Lambda.
No entanto, estas estão fora de produção e ficando mais raras a cada dia.
Como as impressoras  jato de tinta UV aumentaram em resolução e qualidade, elas tornaram-se mais adequadas para impressão direta na lente lenticular.
Novamente, o alinhamento é crítico.

De acordo com Pierret de o DP Lenticular: "para grandes formatos, vemos duas evoluções. A resolução está aumentando, sim. Não apenas a resolução de física mas as interpolações, então não há diferença entre a impressão e as direções da cabeça.
Você precisa saber a resolução real para calcular a resolução do arquivo.

"Também muito importante é a velocidade de impressão. Estas são alterações importantes.
Reduzindo o tamanho da gota e aumentando a resolução é importante. Isto tem impacto na velocidade.
Os fabricantes querem ir rápido e o lenticular é um aplicativo muito pequeno para eles, então não produzirão impressoras especiais para lenticular".

A impressão litográfica offset tem uma resolução real de 2.400 a 3.000 dpi e os pontos AM ou FM de meio-tom para ajudar no resultado final.
Tintas UV também podem imprimir diretamente sobre o plástico. No entanto, a economia do litho UV significa que só é susceptível de ser utilizado para grandes quantidades.

A Forward Optics nos EUA desenvolveu um filme lenticular muito fino e flexível adequado para uso em rótulos, de segurança ou utilização promocional.
Pode ser impresso por flexografia se necessário. A DPLenticular é o agente Europeu.

Outro produto da Forward Optics é o MicroLux, uma folha "Fly-eye" (olho de mosca) semelhante a lenticular, mas com uma série de lentes hexagonais.
Isto dá um padrão de repetição com uma ilusão de profundidade muito boa e é útil para pacotes ou atraentes capas e etiquetas de segurança.

Questões comerciais

Lenticular tende a entrar e sair de moda ao longo dos anos.
A melhora da resolução e a qualidade da jato de tinta UV significa que nunca foi tão fácil imprimir grandes formatos lenticulares.

No entanto, a fase de instalação e os testes necessários para que impressão lenticular permaneça é um negócio especializado que custa muito dinheiro para entrar.
De acordo com Andrew Roblett,  especialista de grande formato lenticular da "Riot of Colour" em Londres: "se você comprar o software HumanEyes, o custo  é £20-30.000 para fazê-lo funcionar com as máquinas, e então você olha para o tamanho do mercado provável e entende que o custo não é compatível.
Se você pode preencher digamos uma impressora Agfa grande com trabalhos de impressão normal, então você vai ganhar mais dinheiro do que com lenticular."

"Riot of Colour" produziu um enorme cartaz de rua lenticular 3D do Avatar e já trabalhou para clientes de prestígio em produtos similares há bastante tempo.
Mesmo assim, diz Roblett: "Lenticular é difícil, incrivelmente demorado e não tem muito lucro!
Podemos ter ficado nisso porque sou teimoso! Lenticular é talvez 40% do nosso negócio, incluindo comércio, exterior, agência, arte e etc...
Acho que o mercado de embalagem vai ser grande no futuro."

Também é impossível negar que sinalização LED digital de grande formato está se tornando cada vez mais comum.
Que pode corresponder e exceder a animação ou o movimento de lenticular, permitindo que a tela inteira tenha alterações a cada poucos segundos, se necessário.

Por outro lado lenticular pode ser colocado praticamente em qualquer lugar e não precisa de uma fonte de alimentação.
Monitores digitais não são de nenhum benefício direto ao setor de impressão, mas o lenticular é uma alternativa para o setor.

Imagens

Avatar

avatar vitrine lenticular 240
passe o mouse sobre a imagem para ampliar

Este painel promocional de lenticular 3D de 5m x 2.4 m foi o maior do mundo quando foi feito em 2010.
Ele foi impresso por um especialista londrino "Riot of Colour" para promover o lançamento do DVD do filme 3D Avatar na janela da loja HMV na Rua Oxford de Londres. Consulte: www.riotofcolour.com

Lenticular Digi Art Apfel (Maçã Digi Art)

maca medres lenticular 240

passe o mouse sobre a imagem para ampliar

É difícil mostrar lenticular em uma tela 2D, mas esta imagem da apple é usada em uma impressão lenticular estéreo produzida comercialmente pela Elmar Spreer da www.lenticular.de

 

Libélula entrelaçada p/ impressão lenticular, gerado usando Pixalen

libelula lenticular 240

Uma representação 2D de uma imagem entrelaçada de uma libélula em flores,
produzido pela Pixalen Studio em Nova York: www.pixalenstudio.com

Lenticular na loja

Produzidos em massa, as imagens lenticulares são muitas vezes produzidas na China ou na Europa Oriental.
Estas fotos de lenticulares emolduradas a baixo custo, são vistas em uma loja da Inglaterra e têm uma maior qualidade fotográfica e 3D do que muitas outras que são vistas na 25 de Março em São Paulo por exemplo, embora as imagens sejam implacavelmente kitsch!

lenticular shop 240


 

Última modificação em Sexta, 16 Outubro 2015 11:38

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Sem itens no pedido