Cefaleia primária com quadro clínico próprio

A cefaleia primária é um quadro clínico independente e a sua causa ainda é em grande parte desconhecida. 

Dores de cabeça primárias incluem:

Dores de cabeça tensionais;

Enxaqueca;

Dor de cabeça em salvas;

dores de cabeça induzidas por drogas.

Dor de Cabeça que Não Passa Com Remédio: O Que Pode Ser?

Esses tipos primários de dores de cabeça são particularmente comuns, sendo as dores de cabeça tensionais a apresentação mais típica. As cefaleias primárias geralmente não têm significado clínico demonstrável, nem são baseadas em uma doença subjacente existente. As dores de cabeça tensionais, por outro lado, são frequentemente o resultado de estresse, esforço excessivo, mudanças no clima e sono insuficiente ou excessivo.

Todos os tipos primários de dores de cabeça são tratados com medicamentos analgésicos. Paradoxalmente, os próprios medicamentos analgésicos também podem ser a causa de novas dores de cabeça. As chamadas dores de cabeça induzidas por medicamentos ocorrem, por exemplo, quando analgésicos são administrados ao corpo em doses muito altas ou durante um período de tempo muito longo. O corpo reage à droga acostumando-se a ela e, finalmente, tendo o efeito oposto.

Dor de cabeça secundária como sintoma de uma doença – As dores de cabeça secundárias geralmente não são uma doença independente, mas sim um sintoma acompanhante de outras doenças. Eles ocorrem com significativamente menos frequência do que as dores de cabeça primárias. Em muitos casos, os desalinhamentos dos dentes e da mandíbula, bem como a tensão incorreta na coluna cervical, são a causa de dores de cabeça secundárias.