Networking não precisa envolver conhecer novas pessoas

Agora que o networking muitas vezes acontece virtualmente, graças à Covid, King diz que há um poder extraordinário nas nossas redes existentes. E, sem dúvida, a coisa mais impactante que a maioria das pessoas pode fazer para melhorar a sua rede é revigorar os laços adormecidos. Laços adormecidos são pessoas que você talvez não visse há dois ou três anos.

networking empresarial brasilia

Uma pesquisa liderada por Daniel Levin, da Rutgers Business School, examinou os benefícios de se aproximar de laços adormecidos. Os pesquisadores pediram às pessoas que fizessem uma lista de 10 conexões atuais e 10 pessoas com quem não entravam em contato há dois ou três anos. Os participantes foram então solicitados a procurar essas pessoas para obter conselhos ou ajuda em um projeto. Levin e os seus colegas descobriram que os laços adormecidos eram extraordinariamente poderosos, na medida em que forneciam às suas ligações ideias mais criativas e, mais surpreendentemente, a confiança dentro desses relacionamentos tinha perdurado.

King aplicou essa pesquisa para criar um ritual que ela faz agora todas as sextas-feiras. “Escrevo os nomes de dois ou três laços adormecidos. E eu chego até eles apenas para dizer: ‘Ei, estou pensando em você.’ Às vezes, terei uma pergunta ou algo que espero obter com isso, como um feedback ou uma pergunta. Mas principalmente, é apenas reconectar. Isso, para mim, tem sido uma fonte de grande alegria, mas também tem sido extraordinariamente útil.”

Antes de iniciar este ritual, King estava hesitante. “Eu pensei ‘Oh meu Deus, isso não vai ser estranho?’” Acontece que não foi.

“Quanto mais você faz isso, mais você percebe que isso é realmente ótimo. Também é útil imaginar-me no lugar da outra pessoa. Então, se eu imaginar que recebi este e-mail, ficaria feliz em recebê-lo? E a resposta é quase sempre ‘sim’”.